Grade School Cyber Security Kit: Online Safety 101

Cyberbullying_Header_5_POR_0.png

 

A internet pode ser um lugar de possibilidades infinitas, onde podemos aprender, conversar, comprar e nos divertir. Porém, a internet é como qualquer outra coisa de nossas vidas – possui importantes regras que todos deveriam seguir para ter certeza que se está seguro enquanto estiver online.

Siga as regras da internet na escola e em casa:

Quanto tempo em frente a tela se torna exagero?

É bem fácil ser perder visitando sites divertidos e jogando online, mas também há um mundo inteiro para ser explorado além da tela do computador! Saiba quando é hora de deixar o mouse de lado e sair para brincar. Faça um acordo com seus pais sobre quanto tempo você pode passar em frente a tela do computador por dia.

Apenas acesse sites aprovados por seus pais, professores e parentes

Converse com os adultos que você confia sobre algumas atividades que você quer fazer na internet. Eles podem te ajudar a encontrar os sites certos. Se você estiver interessado em entrar em uma rede social, peça para seus pais te ajudarem a achar as mais apropriadas para crianças da sua idade.

Veja as regras da sua escola sobre levar seus dispositivos móveis para as aulas

Algumas escolas podem permitir tables, notebooks e celulares em sala de aula, desde que eles tenham fins educacionais. Eles podem distrair você e outros alunos se você não seguir as regras sobre o uso. Aprenda as regras antes de levar seu smartphone ou laptop para a classe.

Proteja seus dispositivos

Sempre seja cuidadoso quando tiver comidas e bebidas por perto do computador; pode acontecer um dano se você derramar um líquido em seu laptop ou deixar seu tablet cair em uma superfície dura. Trate seus dispositivos com cuidado – eles são bem divertidos, mas podem quebrar facilmente se não receberem os cuidados necessários.

Perigo desconhecido:

Não forneça suas informações pessoais para estranhos on-line.

Já que tudo o que você faz on-line é por um computador, é bem fácil para alguém se esconder atrás de uma tela e fingir ser outra pessoa. Você pode pensar que está conversando com uma criança da sua idade, mas pode ser alguém bem mais velho por trás dessa tela. Se uma pessoa que você só conhece via internet pedir para se encontrar com você, trate de contar a um adulto imediatamente.

O que é informação pessoal?

Informação pessoal é algo sobre você, como seu nome completo, endereço, número de telefone, aniversário, os nomes de seus pais, qual escola você estuda e até suas fotos. Se alguém que você não conhece se pedir qualquer uma dessas informações, você deve logo contar a um adulto que você confie.

Faça contas on-line seguras

Às vezes, quando você está em um site, é preciso criar um nome e uma senha seguros que protegem suas informações pessoais. Nunca use seu nome completo como nome para esse site. Uma senha segura não deve ter palavras que possam ser encontradas no dicionário, e devem conter números, letras e caracteres especiais misturados (!,$,*...). Precisa de uma ajuda para criar sua senha? Use nosso Gerador de Senhas  para criar uma senha segura e secreta.

Converse com seus pais e professores se o comportamento de alguém online te incomodar

Cyberbullying não é legal. Se alguém está fazendo você se sentir mal ou desconfortável pelo computador ou celular, não responda, e notifique seus pais ou um adulto de sua confiança. Se você ver qualquer coisa online que você ache que não é certo, mesmo que não envolva você diretamente, é uma boa ideia falar abertamente com seus pais ou professor sobre isso.

E-mails e mensagens apropriadas

Muitos “vilões” na internet vão tentar enganar pessoas baixando malwares ou vírus por mensagens de e-mail. Um vírus de computador é um programa que consegue deixar seu aparelho “doente”. O endereço de e-mail deve ser permanecer privado e apenas fornecido para pessoas que você conhece na vida real. Se você conhecer alguém novo, pergunte para seus pais primeiros se está tudo bem em você dar seu e-mail para ele. Não abra mensagens de estranhos. Se você receber qualquer tipo de e-mail que você não sabe se é seguro ou não, chame um adulto para te ajudar e descobrir se você pode abri-lo.

Só porque está na internet. Não quer dizer que seja verdade.

Os vilões da internet podem tentar te enganar para dar informações sobre si mesmo, por muitas razões, nenhuma delas é segura. Lembre-se que o rosto de todo mundo está escondido por trás da tela do computador, mesmo que tenham fotos deles mesmo. Qualquer estranho pode fingir ser um amigo. Se qualquer coisa que você cruza on-line te deixa confuso, desconfortável ou até mesmo com medo, é a hora de ir até um adulto e pedir ajuda para tomar as medidas certas.

 

Tem crianças de outras idades? Confira os outros links da nossa série sobre cyberbullying:

Kit escolar fundamental de segurança cibernética

Kit escolar ensino médio: maior amplitude de segurança cibernética

Kit universitário: mais independência online