Botnets são redes de agentes de software que infectam os navegadores “zumbis” dos usuários, para obter total controle dos equipamentos conectados à Internet. Segundo a Norton, esta é uma das principais modalidades de crime virtual utilizada pelos cibercriminosos, que conseguem roubar, entre outros dados, senhas e informações pessoais, além de distribuírem novos vírus e criarem uma rede de computadores e servidores infectados.
Em um exemplo recente, a companhia detectou o Dridex, uma ameaça financeira que rouba informações como credenciais bancárias a partir de links maliciosos em um e-mail. Além disso, esta modalidade de phishing tem o poder de se autorreplicar, infectando armazenamentos locais como pen drives e dispositivos USB conectados, sem que o usuário inicial note. Para não se entregar usando sempre as mesmas táticas, o malware tem usado também documentos de texto e planilhas anexados aos e-mails para infectar os computadores.
Para que os consumidores não caiam em armadilhas virtuais, a Norton recomenda:
- Optar por digitar o site do seu banco no navegador da Internet;
- Nunca clicar em links estranhos que chegam por e-mail ou SMS;
- Somente fornecer informações pessoais em sites que tenham "https" no endereço da Web ou um ícone de cadeado na parte inferior do navegador;
- Não colocar informações pessoais e sigilosas em pop-ups;
- Ter cuidado ao utilizar as redes de Wi-Fi compartilhadas quando acessar o Internet Banking por meio do celular.
- Instalar soluções de segurança, como o Norton Security, e mantê-lo atualizado.
Para mais informações sobre como se precaver do phishing e de ameaças virtuais, fique de olho em nossas redes sociais e na Norton Community!