Invasores estão de olho nas credenciais de usuários da Netflix para roubá-las e vendê-las no mercado clandestino, que oferece acesso mais barato ao serviço de streaming.
A popularidade da Netflix cresceu muito desde seu lançamento, em 1997. Há pouco tempo, a empresa lançou globalmente seu serviço de streaming, e agora está disponível em mais de 190 regiões ao redor do mundo. Como resultado, está chamando a atenção dos criminosos cibernéticos.
Os invasores estão usando dois métodos para tentar obter as credenciais dos usuários:
Malware disfarçado de Netflix
Nessa campanha de malware, invasores usam aplicativos maliciosos que se fazem passar pela Netflix em computadores infectados. Esses arquivos muito provavelmente foram baixados por usuários enganados por anúncios falsos ou ofertas de acesso gratuito ou mais barato à Netflix.
Phishing de credenciais da Netflix
Além de tentarem obter as credenciais de login por meio de malware, os invasores podem atingir usuários da Netflix via campanhas de phishings. O phishing é basicamente um golpe de estelionato, e os phishers não passam de estelionatários que entendem de tecnologia. Nesse caso específico, eles usam e-mails de spam para tentar enganar as pessoas e fazê-las informar seus dados de conta na Netflix. Como as assinaturas da Netflix permitem de um a quatro usuários na mesma conta, um invasor pode usar a assinatura de um usuário sem que ele saiba.
Nessas campanhas de phishing, os invasores redirecionam os usuários para um site falso da Netflix a fim de fazer os usuários fornecerem suas credenciais de login, seus dados pessoais e as informações do cartão de crédito. Felizmente, os websites falsos são facilmente identificáveis, pois seus criadores não gastam muito tempo construindo-os. Esses sites contêm falhas visíveis, como erros de gramática e ortografia. A parte gráfica também contém erros, não parece profissional ou simplesmente é feia. Na dúvida, procure o cadeado na URL.
Como se proteger:
- Só baixe o aplicativo da Netflix a partir de fontes oficiais, como Google Play ou Windows Store. Atualmente, o aplicativo não está disponível para computadores da Apple.
- Evite serviços que oferecem Netflix de graça ou a um preço mais baixo, pois eles podem conter arquivos maliciosos ou roubar seus dados.
- Além disso, o Norton Security protege os usuários contra o malware detectado nessa campanha.
- Você também pode conferir se alguém tem acesso à sua conta: vá ao seu perfil de usuário e clique em “O que foi assistido” . Se algo parecer estar errado, você pode escolher finalizar a sessão em todos os aparelhos. Depois de fazer isso, altere a senha de sua conta, bloqueando-a de possíveis ladrões.