Segundo a agência de avaliação de crédito Experian (link externo), os usuários de Internet têm em média cerca de 19 contas on-line diferentes, para as quais têm apenas sete senhas diferentes. Além disso, um de cada dez usuários nunca altera suas senhas on-line, e um de cada 20 deles utiliza as mesmas senhas para todas as suas contas on-line.
Essas estatísticas definitivamente mostram que o sistema de senhas está falido. Quando as senhas foram inventadas, nos anos 1960, elas eram bastante simplistas, pois não eram necessárias em larga escala. Hoje, temos senhas para uma quantidade exponencial de serviços na web. Some-se a isso o fato de que agora precisamos inventar sequências de letras, números e símbolos complicadas e difíceis de memorizar para cada uma dessas contas, e o resultado é uma grande dor de cabeça. Não há como alguém se lembrar de 19 senhas diferentes, nem mesmo cinco.
É aí que entra o gerenciador de senhas. O gerenciador de senhas é um programa que salva suas senhas com segurança ao fazer a criptografia em um local adequado, normalmente um “cofre” cujo acesso é feito com uma senha mestra – assim, você só precisa se lembrar de UMA ÚNICA senha para acessar todas as demais. Esses programas são uma ótima alternativa para evitar os comportamentos predominantes quando se trata de gerenciamento de senhas.
Melhores práticas para senhas fortes e proteção de senhas
Sim, você realmente precisa ter uma senha diferente para CADA serviço on-line que usa. Por quê? Digamos que você use a mesma senha no Facebook e na conta bancária. E se sua conta no Facebook for invadida? Agora o criminoso tem sua senha do Facebook + sua senha do banco. E os criminosos cibernéticos estão totalmente cientes de que as pessoas realmente usam a mesma senha em diferentes contas, então eles tentam digitar essa senha em outros sites.
Uma senha deve ser uma sequência aleatória de caracteres. Mas, na verdade, não precisa ser 100% aleatória. De fato, uma senha segura deve conter não menos que 8 caracteres, numa combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. Entretanto, ainda assim é possível que seja memorizável. Pegue um verso de uma música, poema ou frase de sua preferência.
Por exemplo, se você usasse a frase “Conhecimento é poder. Informação é libertadora”. Esta será a base de sua senha.
- Pegue a primeira letra de cada palavra: CEPIEL
- Agora, usemos maiúsculas e minúsculas aleatoriamente: CePieL
- Vá além e certifique-se de que a senha tenha mais de oito caracteres, acrescentando alguns números e símbolos: 9CeP#ieL%
É uma senha bem forte, mas poderia ser ainda mais. - Troque o i por 1, por exemplo: 9CeP#1eL%.
Agora você conseguiu criar uma senha segura!
Uma senha como referência para todas as demais
Quando se trata de senhas seguras, essas são as duas principais regras básicas que realmente importam. Mas, meu Deus, ter de lembrar de 10 a 20 variações dessa senha é simplesmente impossível. Felizmente, um bom gerenciador de senhas, como o Norton Identity Safe, não só o ajuda a lembrar todos esses caracteres aleatórios, como também acrescenta mais um nível de segurança a suas senhas.
Embora gerenciadores de senhas não sejam infalíveis, como mostrou um problema recente com o LastPass,
eles são muitíssimo mais seguros do que anotar suas senhas em um Post-it qualquer ou mesmo colocá-las em um documento no seu computador. E certamente são melhores do que usar senhas fracas e inseguras, facilmente descobertas, para que seja fácil memorizá-las.