Teach Your Kids to Avoid Online Scams

Cyberbullying_Header_1_POR.png

Navegar na internet significa estar exposto a golpes online, algo que seus filhos podem não ter a menor ideia do que seja. Se você os permite navegar online é imperativo que vocês discutam sobre golpes online. Os golpes podem acontecer de várias formas, incluindo os que objetivam especificamente crianças.

Vamos ver a melhor forma para proteger seus filhos dos golpes que tem crianças como objetivo principal:

Se Eduque Primeiro

O primeiro passo para proteger seus filhos contra golpes online é se educar sobre os tipos frequentes de golpes que rondam a internet. Um dos tipos de golpe é a oferta de teste grátis, que afirma ofertar, por exemplo, testes grátis de um mês para um produto surpreendente. As letras pequenas destes golpes incluem termos declarando que depois deste período de teste, você pagará pelo produto uma vez por mês, para sempre.

“Estes caras são realmente perspicazes”, diz Christine Durst, especialista em faudes na internet para o FBI e o FTC. “Eles sabem que as pessoas não leem todas as letras pequenas antes de clicar em “eu concordo”, e até pessoas que passam os olhos por elas, apenas prestam atenção nos números. Então as empresas decifram os números, sem especificar valores. Tudo que tiver a ver com o valor ou o período é excluído do texto.

Outros exemplos de crimes na internet incluem falsos sinais de Wi-Fi. Mídias sociais e mensagens de email indicam que você ganhou um prêmio ou que deve participar de um concurso para ganhar um prêmio caro. Em seguida, falsos pop-ups avisam sobre um suposto vírus ou malware. O último golpe muitas vezes se parece com um antivírus legítimo, mas se você instalar, em vez de consertar o seu computador, vai na verdade infectá-lo com um vírus.

Infelizmente, estes são meramente alguns dos muitos golpes online que existem, então tenha certeza de que aprendeu a se proteger.

Aprender os Sinais

Uma vez seguro com seu conhecimento sobre golpes online, é hora de passar a informação para seus filhos. Educá-los sobre indicadores de golpe é importante. Veja os sinais mais comuns:

Erros
Muitos golpes da internet possuem erros de português recorrentes. Se você receber mensagens com esses erros que falem sobre um ótimo negócio ou concurso, provavelmente é um golpe, mesmo se vir de um amigo. Contudo, há muitos golpes da internet que contem uma redação impecável. Esta é uma das formas que os golpistas usam para fazer com que suas mensagens pareçam legítimas.

Ofertas Estrangeiras
Mensagens de “príncipes estrangeiros” dizendo que você precisa ajudá-los a transferir milhares dólares e que, para desfrutar dessa quantia, você precisa simplesmente pagar a taxa de transferência de $150, já são clássicas.

Manipulação Emocional
Manipular emoções é outro truque comum dos golpistas. Estresse financeiro, solidão e frustação são exemplos de problemas emocionais que os golpistas buscam como presas fáceis. Eles podem não pedir dinheiro, mas insistirão em informações pessoais que serão depois usadas para roubo de identidade.

Caça Talentos
Os Caça Talentos Infantis são tipos de golpes específicos direcionados para crianças. Estes golpes sugerem que a criança participe de uma agência de modelos particular ou aceite um convite para um teste de câmera. Eles podem parecer reais a princípio, mas sempre pedem dinheiro para que a criança continue “trabalhando” para a agência.

Golpes de Bolsas de Estudo
Outro golpe que é direcionado para crianças é o de Bolsas de Estudo. Eles afirmam estarem reconhecendo as crianças para uma realização acadêmica, mas, assim como os Caça Talentos, requerem significantes pagamentos antecipados das taxas.  

Comunicação

Quando se trata de reconhecer um golpe, mantenha uma comunicação aberta e clara com seus filhos. Enfatize que eles devem sempre recorrer a você caso tenham contato com qualquer mensagem suspeita ou pop-ups que recebam e regularmente discuta sobre os sinais de golpes online, se o uso da internet é frequente na sua casa. Golpistas acreditam na inocência das crianças, então considere limitar o tempo de uso do computador em casa, até que você tenha certeza que seus filhos tenham experiência suficiente para reconhecer esses golpes.