Se você já parou pra pensar se um sinal de Wi-Fi público é seguro, você não está sozinho. De fato, de acordo com o relatório Norton Cybersecurity Insights Report, 6 em cada 10 consumidores acreditam que usar um Wi-Fi público tem mais risco de contaminação do que usar um banheiro público. E realmente tem. Navegar na internet ou realizar transações bancárias em uma rede de Wi-Fi não segura significa que você está tirando sua informação privada do anonimato e expondo ao risco. É por isso que uma rede virtual segura, mais conhecida como VPN, é obrigatória pra quem está preocupado com segurança online e privacidade.
O que é uma VPN?
Uma rede privada segura oferece privacidade e anonimato, criando uma rede privada dentro de uma conexão pública de internet. As VPNs mascaram seu endereço de protocolo de Intenet (IP) para que suas ações online sejam viltualmente indetectáveis. O mais importante: os serviços de VPN estabelecem conexões seguras e criptografadas garantidas para proporcionar uma privacidade até mesmo maior do que um Wi-Fi seguro.
Por que você precisa de uma VPN?
Pense em todas as vezes que você no seu dia-a-dia, lê emails em uma fila de uma cafeteria ou verifica sua conta bancária ao esperar em um consultório médico.
A menos que você estivesse conectado a uma rede Wi-Fi privada que requer uma senha de acesso, qualquer dado transmitido durante sua navegação estaria vulnerável à espionagem por estranhos usando a mesma rede.
A criptografia e o anonimato que a VPN proporciona protegem todas as suas atividades online: envio de emails, compras online ou pagamentos de contas. A VPN também ajuda a manter a sua navegação na internet anônima.
Além da Segurança
As VPNs, basicamente, criam um túnel entre a rede local e um nó de saída em outro lugar, que pode ser milhares de milhas de distância, fazendo com que pareça que você está em outro lugar. Este benefício da VPN se torna muito valioso para pessoas que moram em locais que censuram sites específicos. Isso permitirá que você continue aproveitando seus apps e sites favoritos de qualquer lugar do mundo, como se você estivesse em casa.
Como escolher uma VPN?
A melhor forma de estar seguro quando usar um Wi-Fi público é usar uma solução de VPN como a Norton WiFi Privacy, disponível para download. Aqui apresentamos algumas perguntas que você deve fazer ao escolher um provedor de VPN:
- Respeitam a sua privacidade? O objetivo de usar uma VPN é proteger a sua privacidade também. Eles devem ter uma política de curto prazo, o que significa que nunca vão rastrear ou registrar suas atividades online.
- Trabalham com os protocolos mais atuais? Uma VPN aberta fornece uma segurança mais forte do que outros protocolos, como o PPTP.
- Determinam limites? Dependendo do seu uso da internet, uma banda larga pode ser um fator decisivo para você. Assegure-se de que os serviços vão ao encontro do que você precisa, avaliando se você vai ter largura de banda total, ilimitada e sem limites de dados. Lembre-se, alguns pacotes podem não custar muito, mas você vai ser submetido a anúncios frequentes.
- Onde os servidores estão localizados? Decida quais locais de servidor são importantes para você. Se você quiser aparecer como se estivesse acessando a internet de um certo local, tenha certeza que há um servidor naquele país.
- Você será capaz de configurar o acesso da VPN em diversos dispositivos? Se você for como a maioria dos consumidores, você usa de 3 a 5 dispositivos diferentes. O ideal seria você estar habilitado a usar a VPN em todos eles, ao mesmo tempo.
- O que acontece se o sinal da VPN cair? Tenha certeza que o seu provedor executa um botão de desligar no sistema em caso de falhas. Isto significa que a sua conexão seria automaticamente bloqueada e não seria padrão para uma conexão de internet sem segurança, se algo der errado.
Há muitos pontos a considerar quando escolher um provedor de VPN, então faça sua lição de casa para ter certeza que você está adquirindo o melhor perfil para suas necessidades.
Independente de qual provedor você escolha, tenha certeza de que qualquer VPN fornecerá, de longe, muito mais privacidade e anonimato online do que qualquer Wi-Fi público jamais faria.