Technology Usage and the Physical Effects on Your Body

 

Post_13_05_strech_PT.jpg

Claro que há inúmeros aspectos positivos e incríveis sobre a tecnologia, mas, assim como acontece com a maioria das coisas, também existem vários negativos. Uma das características negativas que a tecnologia traz é o efeito físico no corpo, incluindo uma condição conhecida como "text neck" (em tradução livre, "pescoço de texto"). Uma sobrecarga extra nos músculos causada pela posição de se sentar e ler vários dispositivos por longos períodos deixa o tecido dolorido e inflamado e pode muito provavelmente desalinhar a sua coluna. Especialistas em saúde chamam essa postura prejudicial de "postura de cabeça para frente".

"Os músculos do pescoço, em sua posição correta, destinam-se a suportar o peso da cabeça, aproximadamente 4,5 a 5,5 quilos", diz o Dr. Robert Bolash, especialista em dores, da Cleveland Clinic. "Uma pesquisa mostra que cada centímetro que você inclina sua cabeça para frente, você dobra a carga sobre esses músculos. Olhar para baixo no smartphone, com o queixo no peito, pode exercer uma força de cerca de 27 quilos sobre o pescoço."

Em vez de sentir as dores relacionadas ao uso da tecnologia regularmente, veja o que você pode fazer para se sentir relaxado:

Levante e se movimente!

Trabalhar no computador o dia todo geralmente significa ficar muito tempo sentado. Ficar sentado por longos períodos pode resultar em inúmeros desagradáveis problemas de saúde, incluindo pescoço tenso, problemas nas costas, névoa do cérebro, degeneração dos músculos, danos a órgãos e risco cada vez maior de cânceres de cólon, do endométrio e de mama.

Se você trabalha sentado, lembre-se de levantar e se alongar a cada 20 a 30 minutos. Dê uma andada, toque nos dedos do pé, vá ao banheiro, movimente os ombros: há inúmeras coisas que você pode fazer para bombear sangue fresco e oxigenar seu corpo. Quanto mais você se movimentar todos os dias, melhor... e não se esqueça de se exercitar. Vá e volte caminhando para o trabalho, ande de bicicleta, pratique natação, participe de uma liga de vôlei local, ou seja, qualquer coisa que possa fazer para se manter flexível.

Sente-se corretamente.

Além de se movimentar sempre que puder, é importante também sentar-se corretamente. Isso se aplica ao uso de smartphone, tablet e laptop. Sente-se em posição ereta para que suas costas fiquem apoiadas na cadeira e seus músculos abdominais fiquem relaxados. Evite relaxar a postura.

Faça pausas mais longas

Quantas horas você trabalha em seu laptop ou outro dispositivo? Dê a você mesmo o presente de pausas mais longas. Se estiver pensando em resistir a essa ideia em prol de se dedicar ao trabalho, pense nos nervos comprimidos, nos músculos tensos e nas hérnias de disco que você evitará. Ande pelo ambiente algumas vezes, faça alguns movimentos de ioga, dance por cinco minutos, organize a correspondência: contanto que esteja de pé e se movimentando, perfeito.

Segure seu telefone na frente

Em vez de manter o telefone no colo, poupe-se do "text neck" segurando-o bem na sua frente. Posicione o dispositivo para que ele fique diante de seu rosto e a cabeça fique voltada para frente e reta. Essa posição pode parecer um pouco estranha no começo, mas é muito útil para o pescoço e dá a chance de você mexer um pouco os braços.

Use a regra 20-20-20

Ficou muito tempo lendo ou trabalhando no laptop ou no smartphone? Use a regra 20-20-20. Olhe para algo que esteja a 20 ou mais pés (6 metros) de distância a cada 20 minutos por pelo menos 20 segundos. Isso reduz significativamente a síndrome da visão do computador, que causa cansaço da vista, olhos secos, visão turva, dores de cabeça e dor no pescoço e no ombro. Os sintomas são agravados por má postura e má iluminação e também problemas de visão.

Experimente uma mesa para trabalhar em pé

Se estiver cansado de ficar sentado o dia todo, tente investir em uma mesa para trabalhar em pé ou veja a possibilidade de trabalhar em uma mesa dessas na sua empresa. Essas mesas permitem olhar diretamente para a tela do computador e poupam-no de correr os riscos de saúde de ficar sentado o dia todo. Muitos dos que usam as mesas para trabalhar em pé dizem que nunca voltarão para as mesas "normais".

Implemente essas mudanças e veja se você se sente bem melhor em pouco tempo!