Socialização on-line tem seu lado bom e ruim. Ao mesmo tempo que abre uma gama de diferentes meios para se comunicar e traz comodidade para nossas vidas, também pode trazer alguns efeitos desagradáveis.
Cyberbullying é um exemplo que tem tido resultados devastadores em nossa juventude. Ele usa da comunicação on-line para abusar ou denegrir alguém. É um crime que não se restringe apenas no parquinho. Assim como o avanço da tecnologia, o cyberbullying também vem ganhando notoriedade com o passar dos anos.
Assim como o bullying, o cyberbullying não precisa da força física ou um encontro cara a cara. Qualquer um que tenha um dispositivo com acesso à Internet pode atacar ou ser atacado. Não existe hora específica para acontecer, sendo 24 horas por dia, 7 dias por semana. Uma vez que várias plataformas não tem como verificar se as pessoas são quem elas realmente dizem que são, quem pratica o cyberbullying pode escolher um apelido e permanecer anônimo.
Os alvos principais do cyberbullying são crianças, o que faz com que esse problema seja uma prioridade para os adultos e escolas resolverem. Ao encarar uma experiência traumatizante, a mente de uma criança pode ser profundamente impactada e trazer cicatrizes para toda a vida. As crianças têm dificuldade em saber como responder quando são assediadas ou quando devem reagir; muitas vezes, elas nem entendem as consequências de suas ações. Cyberbullying têm deixado muitos isolados, depressivos, e em alguns casos mais graves, levado até a vítima a cometer suicídio.
Existem muitos tipos diferentes de cyberbullying. Aqui está uma lista com alguns deles:
- O ato deliberado de constrangimento ou humilhação pública de um indivíduo por postar suas informações privadas, sensíveis ou embaraçosas online. A informação revelada pode ser insignificante ou importante, mas pode ter um impacto grave sobre a vítima.
- Uma ofensa grave onde uma pessoa acessa a conta da rede social da vítima e se passa por ela em uma tentativa de ser engraçado ou arruinar sua reputação. Isso pode ter consequências graves, especialmente porque uma vez que algo está lá fora, é muito difícil apagá-lo e consertar a reputação digital da vítima.
- Pessoas que compartilham informações ou publicam informações cruéis sobre o seu filho online para arruinar sua reputação ou amizades com os outros. Isso inclui postar fotos pessoais, vídeos e screenshots. A pessoa que compartilha estas informações geralmente será um amigo ou conhecido, alguém bem próximo da vítima.
- Uma forma de cyberbullying feita para insultar um indivíduo on-line para provocá-lo para obter uma resposta. Geralmente, esses ataques são pessoais e instigam a raiva na vítima, causando ataques de nervosismo e mal comportamento como reação.
- O agressor conquista a confiança do seu filho para que ele revele seus segredos ou informações embaraçosas, que vão ser publicadas na internet para que todos vejam. A pessoa finge ser um amigo e confidente próximo e dá à criança uma falsa sensação de segurança antes de quebrar sua confiança.
Uma das primeiras coisas que os pais devem fazer quando a criança está sendo vítima do cyberbullying é ficar atento e calmo. Pesquisas mostram que um grande percentual de crianças não gosta de dizer aos seus pais quando eles estão sendo vítimas de cyberbullying, porque eles têm medo de perderem seus privilégios na Internet. Converse com seus filhos sobre cyberbullying. Deixeclaro para eles que cyberbullying é comum. Ensine noções básicas de segurança on-line e mantenha-se conectado com eles também digitalmente com frequência.
Outra opção para manter as crianças seguras online é instalar um sistema de segurança confiável em todos os dispositivos que elas acessam. Norton Family Premier permite que os seus filhos explorem a web livremente, o mantendo informado sobre quais sites eles acessam. Ele possui ferramentas que bloqueiam conteúdo inadequado para crianças e pode dar-lhe informações sobre a atividade da rede social do seu filho quando eles fazerem login no Facebook a partir de seu PC. O sistema de segurança também impede que o seu filho acidentalmente dê informações pessoais sensíveis de seu computador. Isso inclui números de telefone, endereço, e-mail e a escola que frequentam. Ele também avisa quando a criança tenta acessar um site bloqueado. Você também pode manter um guia sobre os textos que eles enviam e recebem. Você pode obter todas essas informações no seu dispositivo móvel Android, ficando assim ciente das atividades do seu filho onde você estiver.
Cyberbullying, como qualquer outro problema, leva tempo para se resolver. Mas quando tratado com calma, há sempre uma solução.
Para saber mais sobre cyberbullying, baixe o nosso e-book: Cyberbullying: What You Need to Know.