[norton-video:youtube-id:s8f0HZf2aqk]
Se você tiver uma conta do Yahoo, você precisa alterar a sua senha agora. Se você reutiliza essa senha em quaisquer outras contas on-line, você deve alterá-las também.
O Yahoo anunciou na quinta-feira, 22 de setembro, que foi vítima de um ataque cibernético considerável em 2014, que roubou informações associadas a 500 milhões de contas. Atualmente, o Yahoo está trabalhando com a polícia para determinar a origem do ataque.
Os detalhes sobre o que foi roubado ainda não foram divulgados. No entanto, a empresa acredita que os dados possivelmente contêm nomes de usuários, endereços de e-mail, datas de nascimento e muito mais.
COMO PROTEGER SUAS CONTAS:
Em situações como esta, não é exagero ressaltar a importância da utilização de senhas seguras.
Eis algumas dicas para criar uma senha segura:
- Use uma combinação aleatória de números, letras e símbolos.
- Não use a mesma senha para vários sites. Nunca!
- Não use palavras em suas senhas - os criminosos cibernéticos têm programas que podem desvendar essas senhas em um piscar de olhos.
- Não use informações pessoais em sua senha - nem mesmo a sua data de nascimento.
- Não abra e-mails de fontes desconhecidas e apague qualquer coisa que parecer questionável.
- Não confie em perguntas de segurança para proteger a sua conta/senha. A maioria das perguntas de segurança são comuns nos aplicativos e as respostas são frequentemente encontradas em sites públicos de mídia social.
Entendemos que pode ser difícil lembrar de dezenas de senhas complicadas para vários sites; no entanto, os criminosos cibernéticos contam com a reutilização de senhas para ganhar acesso a outras contas. Uma forma de evitar o incômodo de ter que se lembrar de todas essas senhas exclusivas é usar um gerenciador de senhas seguro, tal como o Norton Identity Safe.
Outra ótima maneira de proteger a sua conta é quando o serviço oferece uma verificação em duas etapas. Você pode ativá-lo para a sua conta do Yahoo aqui.
A verificação em duas etapas é um método de verificação da sua identidade, além do seu nome de usuário e senha. A autenticação de dois fatores pede para você fornecer um dos seguintes:
- Algo que você saiba – um número de pin, senha ou algum padrão.
- Algo que você tenha – um cartão ATM ou de crédito, um telefone móvel ou token de segurança, tal como um chaveiro ou token USB.
- Algo que você seja – autenticação biométrica, tal como um espectrograma ou impressão digital.